Testando seus conhecimentos
Teste seus conhecimentos com esta recente prova do TRT-BA:
Nas metrópoles em que o turismo representa uma grande força econômica, podem ocorrer atritos entre os valores da cultura local, que o tempo tornou tradicionais, e a busca de novidade ou de exotismo, da parte de muitos visitantes. Há meios para se minimizarem esses atritos, de modo que tanto os habitantes da cidade como seus visitantes se sintam respeitados. Trata-se, mais uma vez, de uma justa distribuição de direitos e deveres.
Redija uma dissertação em prosa, posicionando-se e argumentando, diante do que afirma o texto acima.
COMO VOCÊ INTERPRETA O ENUNCIADO? Como você relaciona o primeiro período ao segundo do enunciado, bem como o segundo ao terceiro? (Ou seja, quais as relações de sentido entre um período e outro?). Interpretar corretamente é fundamental para selecionar as informações adequadas para a elaboração da dissertação.
Wagner diz:
janeiro 15th, 2014 para 8:25 am
Ao ler o texto, comecei a pensar em alguma cidade nessa situação e após a 2a leitura foi que percebi que o concurso aconteceu na BA. Apesar de ser possível utilizar qualquer cidade turística como exemplo, pode-se direcionar a interpretação pensando-se em Salvador-BA com cultura e costumes bem característicos e a ida de turistas estrangeiros e de outras cidades brasileiras, principalmente, na época do Carnaval, e que possuam características e costumes diferentes. Caso haja tempo pode-se utilizar outras cidades para buscar elementos novos que não existam em Salvador-BA.
Minha interpretação sobre o texto motivador é:
“Confirmar que o problema de fato existe e a necessidade de encontrar meios que seja minimizado sem agredir nem os moradores da cidade e nem os turistas pois ambos precisam um do outro (há uma espécie de simbiose). Os moradores da cidade não podem afastar os turistas devido aos empregos gerados e a geração de renda local e nem pode acabar com os costumes e tradições por pressão dos turistas, pois muitos deles somente vêm à cidade por essas diferenças. Ao meu ver a banca foi “boazinha” indicando uma forma de se minimizar o problema que é estabelecendo os direitos e deveres das partes que se relacionam”.
Pode-se utilizar a PROBLEMATIZAÇÃO, já explicado pela Carla em artigos anteriores para elaborar esse texto.
T+,
Wagner Lucena
Heloisa diz:
abril 16th, 2015 para 11:49 am
Professora Carla, parabéns pelo blog. Não conhecia. Uma amiga indicou e hoje passei a manhã lendo suas postagens. Sou concursanda e preciso melhorar minhas redações. Pelo que observei até aqui, a minha maior dificuldade é a problematização.
Quanto ao tema do TRT/BA, estou com dificuldades para entender o que a banca quer com relação a este trecho: “podem ocorrer ATRITOS entre os valores da cultura local, que o tempo tornou tradicionais, e a BUSCA DE NOVIDADES OU DE EXOTISMO” (grifei).
Refletindo sobre o texto motivador tirei as seguintes conclusões: – Importância do turismo para geração de empregos e consequente aumento do poder de compra (grande força econômica do turismo); – Necessidade de preservação da cultura, pois esta representa a identidade do povo (Exemplo: quando vamos a Salvador, metrópole turística, queremos ver as baianas com vestes características, do contrário, não seria algo que despertasse a atenção).
Acontece que não consegui pensar num exemplo do que seriam estes ATRITOS entre as culturas? Qual seria esta busca de novidades ou de exotismos por parte dos turistas?
Alguém pode nos ajudar?!
Grata!