Provas de Interpretação de Textos: algumas dicas

abril 27th, 2011 por Carla Queiroz Pereira
  • Atenção, candidatos! Por mais incrível que possa parecer, não raras vezes a leitura de um texto inteiro da prova pode ser desnecessária, pois conseguimos resolver muitas questões sem lermos os textos.  Por isso, ao começar a ler a prova de português, faça uma rápida leitura dos enunciados das questões para que você possa decidir se deverá ler o texto inteiro, parte dele ou nenhuma linha das 20 ou 30 que lá podem existir somente com o fim de roubar o seu precioso tempo. É claro, pessoal, há bancas e bancas examinadoras. Raramente não precisaremos ler os textos das provas da FGV ou CESPE, por exemplo, mas já resolvi muitas questões da FCC sem ler os textos, infelizmente. Infelizmente, sim, pois é um absurdo uma prova ser chamada de interpretação de textos se nem todos os textos necessitam ser lidos. Lamentável.

 

  • Não tenha medo dos variados textos que nos cercam diariamente! Eles existem para que você possa aprender, relacionar fatos, refletir sobre os problemas da sociedade etc. Leia diversos tipos de textos (jornalísticos, publicitários, literários e de divulgação científica), de variados temas (saúde, economia, meio ambiente, educação, tecnologia e outros). Para isso, consulte sites que apresentam textos interessantes. Vou sugerir dois, aqui, mas há muitos outros de excelente conteúdo: www.comciencia.br; www.revistapesquisa.fapesp.br . Leia e dê um basta no medo!

 

  • Muitas vezes as bancas examinadoras expõem o título do texto ao final dele. Sugiro, portanto, que, antes de começar a ler o texto, você procure ler o título, bem como o nome do veículo no qual o texto circulou. Isso pode lhe fazer levantar hipóteses sobre que assunto tratará o texto e/ou como será discutido; seu cérebro já faz uma seleção de alguns temas e exclusão de outros.   

 

  • Saiba que as bancas examinadoras, apesar de não raramente apresentarem um texto de leitura aparentemente difícil – textos de antropologia, filosofia, sociologia etc. -, exigirão somente que você consiga estabelecer relações de sentido dentro do texto, sem necessariamente compreender detalhes do que lá está dito/escrito. Sendo assim, mantenha a calma e prossiga na leitura.

 

Bem, há muitas outras dicas sobre o tema “Interpretação de Textos nas provas de concursos públicos”. Poderei postá-las em um outro momento. Grande abraço a todos e bons estudos !!!