abr
27
Provas de Interpretação de Textos: algumas dicas
abril 27th, 2011 por
Carla Queiroz Pereira
-
Atenção, candidatos! Por mais incrível que possa parecer, não raras vezes a leitura de um texto inteiro da prova pode ser desnecessária, pois conseguimos resolver muitas questões sem lermos os textos. Por isso, ao começar a ler a prova de português, faça uma rápida leitura dos enunciados das questões para que você possa decidir se deverá ler o texto inteiro, parte dele ou nenhuma linha das 20 ou 30 que lá podem existir somente com o fim de roubar o seu precioso tempo. É claro, pessoal, há bancas e bancas examinadoras. Raramente não precisaremos ler os textos das provas da FGV ou CESPE, por exemplo, mas já resolvi muitas questões da FCC sem ler os textos, infelizmente. Infelizmente, sim, pois é um absurdo uma prova ser chamada de interpretação de textos se nem todos os textos necessitam ser lidos. Lamentável.
-
Não tenha medo dos variados textos que nos cercam diariamente! Eles existem para que você possa aprender, relacionar fatos, refletir sobre os problemas da sociedade etc. Leia diversos tipos de textos (jornalísticos, publicitários, literários e de divulgação científica), de variados temas (saúde, economia, meio ambiente, educação, tecnologia e outros). Para isso, consulte sites que apresentam textos interessantes. Vou sugerir dois, aqui, mas há muitos outros de excelente conteúdo: www.comciencia.br; www.revistapesquisa.fapesp.br . Leia e dê um basta no medo!
-
Muitas vezes as bancas examinadoras expõem o título do texto ao final dele. Sugiro, portanto, que, antes de começar a ler o texto, você procure ler o título, bem como o nome do veículo no qual o texto circulou. Isso pode lhe fazer levantar hipóteses sobre que assunto tratará o texto e/ou como será discutido; seu cérebro já faz uma seleção de alguns temas e exclusão de outros.
-
Saiba que as bancas examinadoras, apesar de não raramente apresentarem um texto de leitura aparentemente difícil – textos de antropologia, filosofia, sociologia etc. -, exigirão somente que você consiga estabelecer relações de sentido dentro do texto, sem necessariamente compreender detalhes do que lá está dito/escrito. Sendo assim, mantenha a calma e prossiga na leitura.
Bem, há muitas outras dicas sobre o tema “Interpretação de Textos nas provas de concursos públicos”. Poderei postá-las em um outro momento. Grande abraço a todos e bons estudos !!!
Zélio Dantas diz:
abril 27th, 2011 para 4:13 pm
Seu blog é perfeito!
Sandra diz:
abril 29th, 2011 para 1:45 pm
Olá Professora Carla,
Escrevo-lhe em um momento de extrema decepção comigo.
Saiu hoje o resultado da prova dissertativa do TRT 4º, estava confiante que tiraria uma boa nota por causa da prova objetiva.
O resultado foi desastroso, tirei 50 na redação e minha classificação despencou.
Uma colega do fórum falou que tu ajudaste ela com cursos e ela melhorou muito em provas, mudando totalmente seu resultado.
Gostaria de saber quais os cursos que tens e de que forma poderia me ajudar.
Quero passar em concursos mas preciso vencer o obstáculo da língua, fazendo melhor as provas objetivas de português e melhorando minhas dissertações.
Aguardo seu contato.
Desde já agradeço,
Atenciosamente,
PS: O seu e-mail abaixo está devolvendo as mensagens enviadas.
Carla Pereira diz:
maio 1st, 2011 para 7:38 am
Oi, Jucilea!
Obrigada por ter entrado em contato também por meio dos comentários. De fato, não havia recebido. Peço desculpas pelos transtornos e já agradeço por sua compreensão.
Bem, a primeira versão corrigida você recebeu, correto? Mas não recebi sua versão 2. Por favor, reenvie para o e-mail carlaqueirozpereira@yahoo.com.br. Gostaria de ressaltar, porém, que este não é o meu e-mail profissional, devendo somente ser usado para casos como este. Agora há pouco também enviei um e-mail para você, ok!?
P.S: enviarei um outro contendo os meus tels para contato.
Beijos. Um ótimo dia.
Karla Cristina Rezende diz:
maio 1st, 2011 para 9:53 am
Olá gostaria de saber como posso para contratar os seus serviços, especialmente, preparação para redação da FCC?
Carla diz:
maio 3rd, 2011 para 9:00 pm
Karla, as informações foram enviadas para seu e-mail, ok!?
Abraço. Até mais.
Carla.
Nina diz:
junho 3rd, 2011 para 9:18 pm
Olá Carla,tudo bom?
Achei seu Blog e adorei..PARABÉNS!!
Abraço
Nina
Carla Pereira diz:
junho 8th, 2011 para 9:52 am
Oi, Nina!
Comigo tudo ótimo, graças a Deus.
Fico feliz por você ter gostado do blog. Quaisquer sugestões e/ou críticas serão bem-vindas.
Abraço. Carla.