Proposta de trabalho para a prova dissertativa da RF

janeiro 7th, 2010 por Carla Queiroz Pereira

FUNCIONAMENTO DOS ATENDIMENTOS

O grande diferencial dos atendimentos que presto é a possibilidade de o aluno reescrever mais de uma vez e independente do número de inadequações que existam em seu texto. Julgo ser importante o aluno conhecer os pontos em que precisa melhorar, independente de suposta nota que possa receber, afinal, não sabemos o rendimento dos demais candidatos concorrentes. E não somente isso: se o aluno não recebe um feedback, “esbarrará” sempre nas mesmas dificuldades.

Funcionará, portanto, da seguinte forma: o candidato escreve sua primeira versão e entrega a mim. Irei corrigir considerando os aspectos textuais previstos no edital. Baseado em tais correções, o aluno passa a reescrever o seu texto (1ª reescrita). Após a 1ª reescrita, entrega o texto mais uma vez a mim, a fim de que eu faça as correções novamente. O texto, então, é devolvido ao aluno para uma 2ª reescrita.

 SOBRE ASPECTOS TEÓRICOS E CORREÇÕES NOS TEXTOS

  • Aspectos teóricos serão trabalhados através de cada versão lida por mim. Por exemplo, se o candidato demonstra dificuldades na argumentação, receberá um texto teórico sobre o assunto, contendo exemplos de textos bons e ruins, bem como exercícios específicos para poder exercitar. Também aprenderá sobre argumentação ao ler as correções, sugestões e comentários meus ao texto escrito. O mesmo valerá para outros aspectos textuais, tais como coesão e coerência, organização da ideias etc.
  • Minha atenção durante as correções estará voltada aos aspectos textuais. Não será julgada a veracidade ou exatidão das informações inseridas pelo candidato.

ENVIO DOS TEXTOS

  • Os textos deverão ser digitados e enviados em Word, porém, minha sugestão é que os candidatos, antes de digitarem, façam uma versão manuscrita para terem ideia do espaço gasto, qualidade da letra etc. Escrever no computador e escrever de forma manuscrita são processos linguístico-cognitivos diferentes.

 SOBRE OS TEMAS E DEVOLUÇÕES PARA REESCRITA

  • Os temas serão selecionados pelos próprios candidatos, o que lhes permitirá escolher o assunto sobre o qual desejam e necessitam escrever (leia novamente as sugestões inseridas no post anterior). Poderei dar sugestões, caso o tema proposto pelo candidato possa ser melhor formulado.
  • Os candidatos escreverão quantos temas quiserem e reescreverão duas vezes cada tema.
  • Farei duas correções, uma após a primeira versão, outra após a 1ª reescrita.

  • Após a entrega de cada texto, terei até 48 horas para devolvê-lo ao candidato.

 SOBRE A ATRIBUIÇÃO DE NOTAS

Minha proposta é que o aluno aperfeiçoe seus textos, que ele compreenda bem os pontos que necessitam ser melhorados e supere, pouco a pouco, suas dificuldades. Ao receber as correções e sugestões, o aluno já terá uma ideia do quanto precisará trabalhar sobre seus textos, de quais aspectos necessitam ser melhorados etc. Atribuir uma nota pode ser perigoso tendo em vista que não sabemos o nível dos candidatos concorrentes. Se atribuo nota 75 (em 100), por exemplo, isso pode não significar muito, tendo em vista que desconhecemos a nota dos outros candidatos. Aliás, temos de contar, ainda, com variável do tipo “tema proposto pela banca”, que influenciará a qualidade do texto produzido e, consequentemente, a nota. Dessa forma, não atribuirei notas aos textos.

INVESTIMENTO

Não tenho qualquer interesse em fechar um pacote, engessar a forma de atendimento, afinal, cada pessoa que atendo tem uma necessidade. Há candidatos que precisarão escrever 4 temas, outros precisarão escrever 10, outros 15 ou mais. Tudo dependerá da experiência que tenham com a produção de textos dissertativos e de quantos temas diferentes queiram abranger. Sendo assim, julgo ser melhor o pagamento por cada primeira versão redigida a respeito de um mesmo tema.

Trabalharemos em uma relação de confiança. Você escreve a primeira versão referente ao primeiro tema, recebe as primeiras correções e, só após, efetua o depósito bancário no valor de R$ 45,00* (este valor será por tema selecionado). Em seguida, você fará a 1ª reescrita e entregará o texto novamente. Farei, então, a segunda análise e, mais uma vez, devolverei o texto a você, a fim de que possa fazer a 2ª reescrita. O procedimento será o mesmo para os temas seguintes.

Após lerem as correções e sugestões feitas por mim, havendo dúvidas, os candidatos poderão entrar em contato, via e-mail, skype ou telefone. Só peço que agendemos um horário, a fim de não comprometermos a qualidade dos atendimentos.

Caso haja interesse nos atendimentos, por favor, envie o primeiro texto juntamente com a ficha de inscrição que segue. Ele será devolvido em até 48 horas, contadas a partir do dia 12/01. Você não precisa esperar até 12/01 para enviar seu texto!

OUTRAS INFORMAÇÕES

Recebi muitos e-mails de “concurseiros”, seja para elogiar o blog, seja para solicitar atendimentos. Desde já, agradeço a todos pela confiança, certa de que, com esforço e trabalho, você alcançará a aprovação. Além de obter a aprovação, perceberá que escrever pode ser uma atividade instigante e divertida; entenderá que escrever é muito mais que dominar regrinhas gramaticais e/ou ortográficas. Certamente você levará tal aprendizado quando do exercício do cargo pretendido.

* Este texto foi postado em janeiro/2010. Sendo assim, caso você leia este post em datas posteriores, considere a possibilidade de o valor já ter sofrido algum reajuste. Confirme isso comigo quando do envio de seu primeiro e-mail. Obrigada.   

ficha-de-inscricao

carla@aescritanasentrelinhas.com.br