Proposta de trabalho para a prova dissertativa da RF
FUNCIONAMENTO DOS ATENDIMENTOS
O grande diferencial dos atendimentos que presto é a possibilidade de o aluno reescrever mais de uma vez e independente do número de inadequações que existam em seu texto. Julgo ser importante o aluno conhecer os pontos em que precisa melhorar, independente de suposta nota que possa receber, afinal, não sabemos o rendimento dos demais candidatos concorrentes. E não somente isso: se o aluno não recebe um feedback, “esbarrará” sempre nas mesmas dificuldades.
Funcionará, portanto, da seguinte forma: o candidato escreve sua primeira versão e entrega a mim. Irei corrigir considerando os aspectos textuais previstos no edital. Baseado em tais correções, o aluno passa a reescrever o seu texto (1ª reescrita). Após a 1ª reescrita, entrega o texto mais uma vez a mim, a fim de que eu faça as correções novamente. O texto, então, é devolvido ao aluno para uma 2ª reescrita.
SOBRE ASPECTOS TEÓRICOS E CORREÇÕES NOS TEXTOS
-
Aspectos teóricos serão trabalhados através de cada versão lida por mim. Por exemplo, se o candidato demonstra dificuldades na argumentação, receberá um texto teórico sobre o assunto, contendo exemplos de textos bons e ruins, bem como exercícios específicos para poder exercitar. Também aprenderá sobre argumentação ao ler as correções, sugestões e comentários meus ao texto escrito. O mesmo valerá para outros aspectos textuais, tais como coesão e coerência, organização da ideias etc.
-
Minha atenção durante as correções estará voltada aos aspectos textuais. Não será julgada a veracidade ou exatidão das informações inseridas pelo candidato.
ENVIO DOS TEXTOS
-
Os textos deverão ser digitados e enviados em Word, porém, minha sugestão é que os candidatos, antes de digitarem, façam uma versão manuscrita para terem ideia do espaço gasto, qualidade da letra etc. Escrever no computador e escrever de forma manuscrita são processos linguístico-cognitivos diferentes.
SOBRE OS TEMAS E DEVOLUÇÕES PARA REESCRITA
-
Os temas serão selecionados pelos próprios candidatos, o que lhes permitirá escolher o assunto sobre o qual desejam e necessitam escrever (leia novamente as sugestões inseridas no post anterior). Poderei dar sugestões, caso o tema proposto pelo candidato possa ser melhor formulado.
-
Os candidatos escreverão quantos temas quiserem e reescreverão duas vezes cada tema.
-
Farei duas correções, uma após a primeira versão, outra após a 1ª reescrita.
-
Após a entrega de cada texto, terei até 48 horas para devolvê-lo ao candidato.
SOBRE A ATRIBUIÇÃO DE NOTAS
Minha proposta é que o aluno aperfeiçoe seus textos, que ele compreenda bem os pontos que necessitam ser melhorados e supere, pouco a pouco, suas dificuldades. Ao receber as correções e sugestões, o aluno já terá uma ideia do quanto precisará trabalhar sobre seus textos, de quais aspectos necessitam ser melhorados etc. Atribuir uma nota pode ser perigoso tendo em vista que não sabemos o nível dos candidatos concorrentes. Se atribuo nota 75 (em 100), por exemplo, isso pode não significar muito, tendo em vista que desconhecemos a nota dos outros candidatos. Aliás, temos de contar, ainda, com variável do tipo “tema proposto pela banca”, que influenciará a qualidade do texto produzido e, consequentemente, a nota. Dessa forma, não atribuirei notas aos textos.
INVESTIMENTO
Não tenho qualquer interesse em fechar um pacote, engessar a forma de atendimento, afinal, cada pessoa que atendo tem uma necessidade. Há candidatos que precisarão escrever 4 temas, outros precisarão escrever 10, outros 15 ou mais. Tudo dependerá da experiência que tenham com a produção de textos dissertativos e de quantos temas diferentes queiram abranger. Sendo assim, julgo ser melhor o pagamento por cada primeira versão redigida a respeito de um mesmo tema.
Trabalharemos em uma relação de confiança. Você escreve a primeira versão referente ao primeiro tema, recebe as primeiras correções e, só após, efetua o depósito bancário no valor de R$ 45,00* (este valor será por tema selecionado). Em seguida, você fará a 1ª reescrita e entregará o texto novamente. Farei, então, a segunda análise e, mais uma vez, devolverei o texto a você, a fim de que possa fazer a 2ª reescrita. O procedimento será o mesmo para os temas seguintes.
Após lerem as correções e sugestões feitas por mim, havendo dúvidas, os candidatos poderão entrar em contato, via e-mail, skype ou telefone. Só peço que agendemos um horário, a fim de não comprometermos a qualidade dos atendimentos.
Caso haja interesse nos atendimentos, por favor, envie o primeiro texto juntamente com a ficha de inscrição que segue. Ele será devolvido em até 48 horas, contadas a partir do dia 12/01. Você não precisa esperar até 12/01 para enviar seu texto!
OUTRAS INFORMAÇÕES
Recebi muitos e-mails de “concurseiros”, seja para elogiar o blog, seja para solicitar atendimentos. Desde já, agradeço a todos pela confiança, certa de que, com esforço e trabalho, você alcançará a aprovação. Além de obter a aprovação, perceberá que escrever pode ser uma atividade instigante e divertida; entenderá que escrever é muito mais que dominar regrinhas gramaticais e/ou ortográficas. Certamente você levará tal aprendizado quando do exercício do cargo pretendido.
* Este texto foi postado em janeiro/2010. Sendo assim, caso você leia este post em datas posteriores, considere a possibilidade de o valor já ter sofrido algum reajuste. Confirme isso comigo quando do envio de seu primeiro e-mail. Obrigada.
Eduardo diz:
janeiro 7th, 2010 para 2:32 pm
Olá Carla,
Gostei muito da proposta, e talvez me inscreva também. Atualmente estou participando de uma lista de emails voltada para prova discursiva da AFRFB e todo dia é lançado um tema de acordo com o edital, e assim todo dia preparo uma dissertação nova. Seria possivel utilizarmos essas dissertações na sua correção?
Outro assunto: Estamos com cerca de 130 membros, mas nem todos são participantes ativos. Estávamos pensando em realizar um simulado, onde cada usuário iria enviar a sua dissertação, de acordo com o tema proposto, e iria pagar um determinado valor para ter a sua redação corrigida e avaliada por um profissional. Será que você teria interesse em participar deste projeto? Acredito que pelo menos uns 60 colegas irão participar do simulado.
Por favor entre em contato comigo através do email: eduecris@gmail.com .
Grato,
Eduardo Corrêa.
Daniel Mascarenhas da Silveira diz:
janeiro 7th, 2010 para 5:34 pm
Oi, professora
Achei muito interessante sua proposta.
Gostaria de participar!
Daniel
P.S. Mandei um e-mail.
Loco Abreu diz:
janeiro 7th, 2010 para 6:55 pm
prezada professora
para onde posso mandar os textos? é via email ou pelo blog?
abraços
Clemilton diz:
janeiro 8th, 2010 para 9:50 am
Professora,
Muito bom os seus textos, lí de cabo a rabo e “viajei” em cada tópico, a falha na escrita é tema recorrente, a começar em mim. Tenho muitas dúvidas em como fazer uma boa dissertação, também não tive muitas redaçoes corrigidas, a bem da verdade, acho que bem poucas e o pouco que sei não aprendí em sala de aula e sim de lê bons textos como o seu por exemplo. Também estou aguardando a resultado da segunda etapa da RFB-Analista e fico arrepiado só de pensar, pois pela minha colocação atual preciso avançar muito, senão estou fora. O que voce acha?
Ricardo diz:
janeiro 8th, 2010 para 10:58 pm
Excelente proposta professora.
Há uma enorme carência em trabalhos personalizados deste tipo.
Os concurseiros ficam sem pai nem mãe. Os cursinhos possuem uma boa estrutura para ajudar na preparação para a prova objetiva, porém se mostram absolutamente amadores em relação à preparação para a discursiva. Vou me organizar para começar a mandar textos.
Saudações,
Ricardo
Carla Pereira diz:
janeiro 9th, 2010 para 10:10 am
Aos que deixaram comentários neste post.
- Clemilton, fico contente por você ter apreciado o conteúdo do blog. Desejo que também possa ser uma ferramenta útil durante o preparo para a prova dissertativa que fará.
Dúvidas na hora de escrever são muito normais, já que não estamos lidando com um produto acabado. Trata-se de uma atividade que requer elaboração e reescrita. Acredito que uma leitura cuidadosa do texto corrigido e sua reescrita poderão ajudar você! É só ter paciência e praticar… praticar…
- Loco, os textos podem ser enviados para o e-mail carla@aescritanasentrelinhas.com.br
- Daniel, já estamos conversando por e-mail, certo?
- Eduardo, vou enviar e-mail para tratarmos o assunto.
André Kleine diz:
janeiro 15th, 2010 para 11:26 am
Carla
Passei aqui só para deixar meu depoimento sobre o trabalho desenvolvido por você.
A poucos dias da prova discursiva, é grande minha satisfação ao dizer que sua revisão do texto que enviei era tudo o que eu precisava neste momento.
Com precisão, você soube apontar os pontos necessários para que eu possa, na prova, fazer o que o examinador busca: convencê-lo.
Muito além de erros gramaticais, creio que o mais difícil é saber como ligar informações em um texto, de forma que qualquer pessoa, independentemente de seu conhecimento no assunto abordado, possa compreender o que eu tenho a dizer, e mais, possa concordar com as ideias que eu quero afirmar.
Agradeço a você pela ajuda aos concurseiros (neste momento em que os cursinhos “desapareceram”), e recomendo o seu trabalho para todos que se encontram na mesma situação.
vinicius magoga diz:
janeiro 15th, 2010 para 12:48 pm
Professora, tentei enviar um email para você mas não consegui.existe um outro email para o qual eu pssa mandar?obrigado
Carolina Grieco diz:
maio 3rd, 2011 para 11:38 am
Oi, Carla!
Muito obrigada por toda ajuda nos atedimentos!
Saíram alguns resultados e a recompensa de nosso estudo chegou!!!
Estou mto feliz!
Suas aulas, dicas e ensinamentos foram fundamentais em minha aprovação.
Consegui evoluir mto na produção de textos graças a sua orientação e com isso consegui uma melhor classificação nos concursos!
Mais uma vez, obrigada!
Fique com Deus!
Bjs
Carla Pereira diz:
maio 3rd, 2011 para 10:26 pm
Oi, Carol!
Foi uma alegria muito grande perceber sua evolução durante os atendimentos e, agora, saber que você colheu os resultados em tão pouco tempo.
Parabéns pelo empenho durante nossos trabalhos e pela sua classificação nos concursos do TRT.
Beijos. Carla.