Interpretação de textos – Questão comentada da FCC!!!

julho 17th, 2009 por Carla Queiroz Pereira

Analista Administrativo – MPU/2007 (FCC)


A) No que tange à elaboração das bases das experiências de vida, o ocidente se diferencia de outras partes do mundo. Enquanto nessas há somente influência das tradições étnicas e locais, bem como dos sistemas religiosos, naquele, a prática de pensamento na função de elaborar tais bases é a ciência, somada às tradições étnicas, locais etc.

Note que o autor, ao se referir à elaboração das bases concretas de vida no ocidente, diz: “no ocidente (…), outra prática de pensamento veio se acrescentar a estes modos tradicionais (…)”. Ora, se ele diz que outra prática, a ciência, veio se acrescentar, não há, no ocidente, exclusão dos modos tradicionais (das tradições étnicas e locais, bem como dos sistemas religiosos). Portanto, não há que se falar em substituição dos modos tradicionais pela ciência, conforme sugere a alternativa. Também não há incompatibilidade entre a ciência e os modos tradicionais. A ciência, no ocidente, é um acréscimo aos modos tradicionais na função de elaborar as bases das experiências concretas de vida.

B) Não contém no texto, explícita ou implicitamente, a informação de que a capacidade cognitiva está associada à ciência (prática de pensamento acrescentada desde os últimos três séculos no ocidente), concluindo-se que ideias* geradas somente pelas tradições étnicas e locais, bem como pelos sistemas religiosos são desprovidas de cognição. O fato de o ocidente ter acrescentado a ciência na função de elaborar as bases das experiências concretas de vida não implica conquista de capacidade cognitiva pelo mundo ocidental.

C) Primeiramente, vale destacar que o conectivo “com efeito” serve para confirmar uma ideia*; tem funcionamento semelhante ao “de fato”, “efetivamente” etc. Mas tal elemento de coesão não colabora para a consolidação da ideia* de que a observação dos fenômenos naturais foi conquista do Renascimento, conforme afirmado na alternativa. O examinador confunde os sentidos de ciências naturais (geologia e biologia, por exemplo) e fenômenos da natureza (furacão, vulcão, tornado etc.). Conforme lemos no texto, a partir da revolução científica do Renascimento as ciências naturais passaram a contribuir de modo cada vez mais decisivo para a formulação das categorias (…).

D) Conforme lemos no texto, a partir da revolução científica do Renascimento as ciências naturais passaram a contribuir de modo cada vez mais decisivo para a formulação das categorias que a cultura ocidental empregará para compreender a realidade e agir sobre ela. O texto não fala em desenvolvimento, pela ciência, de normas práticas para a conduta humana, com respeito a valores na esfera individual ou coletiva.
E) Corretíssima!