Corretor ortográfico: usar ou não usar?
Para algumas pessoas, ou muitas, o corretor ortográfico do word é uma salvação. Viu um grifo vermelho abaixo de uma palavra escrita, ôps, é hora de verificar a ortografia. Aí, depois de ler as opções dadas pelo corretor, o próximo passo é clicar em “alterar” e pronto. Fácil, não é!? Uns utilizam tanto essa ferramenta que acabam dando demasiada atenção às palavras isoladas, mas ignorando outros aspectos tão importantes do texto. E isso é só o começo.
Os plenamente confiantes no corretor ortográfico também costumam não ver as palavras que deveriam sofrer alterações. O word não grifará, por exemplo, a palavra “conserto” que, na verdade, deveria ter sido escrita como “concerto”; também não grifará “fezes”, que deveria ter sido escrita como “vezes”. Bem, pessoal… nestes casos não há corretor que possa salvar. Também por essa razão, ler todo o texto cuidadosamente é imprescindível. Guiando-nos pelo sentido do texto é que iremos corrigir o não corrigido pelo word (como é o caso de colocar “v” no lugar de “f”, em “fezes”). No caso de palavras como “conserto” e “concerto”, na dúvida, please, consultemos um dicionário. É pelo sentido de cada uma que iremos decidir pela grafia. Hum… estão vendo como uso do dicionário não é coisa do passado! Aliás, buscando uma determinada palavra, acabamos, muitas vezes, aprendendo o sentido e a grafia de outras.
Bom, pessoal, não sou contra o uso do corretor. Claro que não.
O problema é quando depositamos plena confiança nele.
ronaldo diz:
novembro 3rd, 2008 para 12:49 pm
Oi, Carla
eu fiz um blog há um mês, mas tô meio desistimulado em continuar publicando haja vista q a recepção é muito pequena, digo, os usuários não se manisfestam, não vejo retorno, nenhum fedeeback.
dá uma olhada lá, vê o q tu achou, creio q seu comentário será importante,
ah, já coloquei seu blog nos meus favoritos.
Eis o meu:
http://portugsparaconcursos.blogspot.com/
abraços,
Ronaldo
Carla Pereira diz:
novembro 4th, 2008 para 12:02 pm
Olá, Ronaldo!
Acabei de entrar no seu blog e gostei muito. Os comentários estão bem legais… bem detalhados. É isso aí. Os candidatos a concursos públicos precisam de explicações que não sejam superficiais. Parabéns!
Tentei deixar esse comentário também no seu blog, mas não consegui.
Vou ver como faço para inserir um link do seu blog no meu, ok!?
Abração. Carla.
Fernando Huete diz:
novembro 5th, 2008 para 7:59 pm
Achei o seu blog justamente quando procurava no google a palavra melhores corretores ortográficos. Tenho grande prazer em escrever, mas em parte devido a ter vivido fora do Brasil desde pequeno as vezes acabo por misturar palavras que não fazem parte de nosso idioma e infelizmente o Word deixa passar como você cita nos exemplos. Por outro lado sou bastante preguiçoso na hora de colocar os acentos, coisa que eu erradicaria da língua ( hehehehe).Mas sinto falta de aprender a escrever corretamente, assim seu blog ja entrou no meu favoritos.Espero poder aprender muito com suas dicas.
Obrigado e continue com esse bom trabalho.
Um abraço.
Fernando Huete diz:
novembro 5th, 2008 para 8:01 pm
A, outra coisa, porque não participa do Dihitt, la seu blog vai ter muita aceitação e vai ajudar muita gente
o link:
http://dihitt.com.br/
Carla Pereira diz:
novembro 7th, 2008 para 2:48 pm
Olá, Fernando!
A dificuldade que você relatou é muito comum. Certa vez acompanhei o caso de uma criança de 10 anos, filha de pais brasileiros, mas residentes, ambos, no estrangeiro. Conclusão: os sistemas lingüísticos em jogo – português e inglês – não foram fortalecidos o suficiente. Por causa disso, essa criança foi rotulada de disléxica, equivocadamente.
Aprender a escrever bons textos requer uma prática constante de leitura e escrita. Ler, escrever, reescrever…ler de novo… Nas consultorias que presto, os escreventes são treinados a refletir sobre o que escrever… são estimulados a pensar e refazer suas hipóteses, afinal, ninguém aprende a escrever decorando regras, nomenclaturas, exceções etc.
Espero, de coração, que o blog seja um grande motivador em sua vida de escrevente!!!
Obrigada pela dica do Dihitt! Vou entrar lá.
Abraço. Bom final de semana. Carla.
Antonio Claret diz:
agosto 30th, 2009 para 9:33 pm
Caros Amigos
Como eliminar aquele grifo vermelhor e “chato” que inclusive não é garantia de texto bem escrito, correto, mas que aborrece a quem está escrevendo?
abraço
wanessa diz:
abril 27th, 2010 para 2:03 pm
Quando uma lagrima vier a cair do meu rosto , me abrace .
Quando me sentir distante , me busque . Por favor nunca me perca.
Eu lhe peço , que nunca se esqueça que em você eu confio.
O seu sorriso será o meu sorriso .
E a nossa felicidade só será completa se tivermos um ao outro .
E a nossa união será eterna !!
Corrige para mim ?? Beiijos