Sugestão de livro para professores

outubro 22nd, 2008 por Carla Queiroz Pereira

Uma língua, em sua essência, é algo que significa. Mas, a despeito dessa constatação, a educação básica brasileira ainda vive um estágio anterior em relação a isso: nos cursos de Letras, a formação na área da Semântica é muito simplória, quando comparada, por exemplo, à oferecida em morfologia, em sintaxe ou na abordagem histórica da língua (…).

Isso tem resultado lá na frente, quando alunos desacostumados com a semântica tornam-se professores desacostumados com a semântica (…). Existe uma carência de formação que gera uma deficiência na prática. (…). Essa deficiência é uma das grandes responsáveis por uma prática semimorta de ensino de língua materna no Brasil, pela ausência de sentido no que se faz naquelas que deveriam ser as aulas mais interessantes da escola: as aulas de língua“.

É justamente para ajudar no preenchimento dessa lacuna tão grave que o pós-doutor pela Unicamp, Celso Ferrarezi Jr., publica o livro Semântica para a Educação Básica, Ed. Parábola.

O objetivo do livro é ajudar o professor da educação básica que se ocupa da língua materna em seu trabalho cotidiano com a semântica“.