Questão comentada – AFRF/2005 – ESAF

julho 26th, 2008 por Carla Queiroz Pereira

questao-5-esaf.JPG

questao-5-enunciado.JPG

Para responder à questão, o candidato deve entender as relações de sentido estabelecidas entre as partes do texto, o que pode ser visualizado através do seguinte esquema:

esquema-questao-6.JPG

a) Correta. As relações em dois sentidos dizem respeito ao modo como a comunicação eletronicamente mediada (modo de informação) desafia, e ao mesmo tempo reforça, os sistemas de dominação.

b) Correta. A reconfiguração da linguagem constitui sujeitos fora do padrão do indivíduo racional e autônomo. Esse indivíduo, também familiar e moderno, é deslocado em favor de um que seja múltiplo, disseminado e descentrado. Essa é a reconfiguração dos sujeitos sociais, mencionada na alternativa.

c) Correta. O autor do texto diz que o sujeito múltiplo, disseminado e descentrado é interpelado continuamente como uma identidade instável.

d) Correta. Em minha opinião, a banca extrapolou a relação de sentido estabelecida pelo autor do texto. O autor, nas linhas 14, 15 e 16 diz que “essa instabilidade coloca tanto perigos como desafios que se tornam parte de um movimento político”. Portanto, são os desafios e perigos que se tornam parte de um movimento político, não a instabilidade como exposto na alternativa. Passemos, então, para a próxima alternativa.

e) Errada. Os perigos e desafios, o movimento político, bem como a condução a um desafio fundamental às instituições e estruturas sociais modernas são itens tratados pelo autor como tendo relação com a identidade instável do sujeito múltiplo, disseminado e descentrado. A instabilidade mencionada na linha 14 (“essa instabilidade”) é a do sujeito múltiplo, disseminado e descentrado. O texto também não falou em desafio dos fundamentos das instituições, mas em desafio fundamental, o que é bem diferente.