Escrita & Negócios

fevereiro 12th, 2008 por Carla Queiroz Pereira

Escrita e Imagem da Empresa 

Um texto bem escrito transmite seriedade e confere credibilidade à empresa. Quando um cliente lê um bom texto da empresa para a qual pretende solicitar um serviço ou produto, dá credibilidade ao que a empresa diz sobre ela e seus serviços; tem a sensação de que será bem atendido e ficará satisfeito. Enfim, tem uma boa imagem da empresa.

Mas o contrário também é verdadeiro. As empresas comprometem sua imagem e perdem negócios ao elaborarem um e-mail, projeto, relatórios e materiais para treinamentos (apostilas, por exemplo) com textos escritos de forma inadequada. Não raras vezes até levam prejuízos. E sobre qual inadequação estamos falando?

  

fique-de-olho.jpg

 Aquela em que um bom leitor/escritor sente um desconforto ao ler o texto… Ele não consegue entender bem o que o autor do texto quis dizer, observa que a organização das informações ou a estrutura da frase está ruim, que o vocabulário do autor é limitado ou inadequado ao tipo de texto, entre outros. Tudo isso, sem contar, ainda, os famosos erros ortográficos e/ou gramaticais. Portanto, o modo de dizer/escrever algo confere maior ou menor confiabilidade àquilo que se diz.

Diante de um texto escrito de maneira descuidada, o cliente passa a desacreditar no que está lendo e logo pensa: “bom, se não são cuidadosos na escrita do material que produzem, como posso crer que o serão na prestação dos serviços?”